Diante da atual situação que atravessa o mundo, é preciso buscar alternativas positivas, que consigam engajar as pessoas em uma preparação para um mundo melhor após o isolamento e também durante.
Ensino as pessoas à distância a utilizarem computadores. Os cursos, agora EAD, exigem mais que celulares para um bom aprendizado.
Além disso ainda não existe na prática a INTERNET PARA TODOS.
As pessoas, querem fazer os cursos EAD, precisam deles; tanto para o aprendizado e para a busca de alternativas econômicas diante da pandemia, como também, para ocuparem suas cabeças com alguma coisa útil.
A proposta mais acessível que pensei para ajudar meus alunos foi:
Pedir doações de computadores usados. A partir desses computadores, com o Delinux instalado, e alguns ajustes caso necessário; disponibilizar estes computadores, gratuitamente, é lógico, para os mais necessitados, extendendo a eles a possilibdade de inclusão no mercado;
A segunda parte será criar redes sem fio com acesso público compartilhados para interligarem estes computadores. Para internets lentas, ou a falta delas, utilizar o Kolibri, uma plataforma de ensino que pode ser utilizada offline, inclusa também no Delinux.
Com a chegada das redes de fibra ótica nas pequenas cidades através dos pequenos e médios provedores de acesso, esses equipamentos de "internet via rádio" poderiam ser doados para essas pessoas que não tem acesso à internet para se conectarem às redes com acesso público.
Não é muita coisa, mas já pode ajudar meus alunos e muitos outros Brasil afora.